quinta-feira, 16 de junho de 2011

Não confunda Ó com OH!

Na gramática, ambas são interjeições. A primeira (ó) é usada quando se quer chamar ou invocar alguém. Exemplos da Bíblia: “Inclina, ó Deus, os teus ouvidos à minha oração” (Sl. 55:1a). / “Escuta pois, ó Jó, ouve-me” (Jó 33:31a). / “Inclinai os ouvidos, ó céus, e falarei” (Dt. 32:1a). / “Que boas são as tuas tendas, ó Jacó! as tuas moradas, ó Israel!” (Nm. 24:5). A outra (oh!) indica espanto, alegria, surpresa, admiração, desejo, dor: Exemplos da Bíblia: “Oh! quão fortes são as palavras da boa razão” (Jó 6:25a). /Oh! quão doces são as tuas palavras ao meu paladar!” (Sl. 119:103a). /Oh! se fendesses os céus e descesse!” (Is. 64:1a). /Oh! se eu pudesse consolar-me na minha tristeza” (Jr. 8:18a).

As interjeições são expressões que traduzem sentimentos e emoções. Veja as principais:
De admiração: êh!, oh!, ah! etc.: “E disse: Ah! Senhor, Deus dos céus, Deus grande e terrível!” (Ne. 1:5a);
De alegria: oba!, viva!, oh!, ah! etc.:Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união!” (Sl. 133:1);
De chamamento: alô!, olá!, ô!, ó!, psiu!, psit! etc.: “Ó Deus, ouve a minha oração” (Sl. 54:2a);
De desejo: quem me dera!, oh!, tomara eu!, Deus queira!, oxalá! etc.: Quem me dera agora, que as minhas palavras se escrevessem! Quem me dera, que se gravassem num livro!” (Jó 19:23);
De dor: ai!, ah!, ui!, oh!, ai de mim!, meu Deus! etc.: “Dissestes: Ai de mim agora! porque me acrescentou o Senhor tristeza à minha dor: estou cansado do meu gemido, e não acho descanso” (Jr. 45:3);
De estímulo: avante!, coragem!, eia!, sus!, vamos! etc.: “Ao soar das buzinas diz: Eia! E de longe cheira a guerra, e o trovão dos príncipes, e o alarido” (Jó 39:25);
De louvor e aplauso: glória!, hosana!, salve!, viva!, ave!, bem!, bravo! etc.: “E a multidão que ia adiante, e a que seguia, clamava, dizendo: Hosana ao Filho de Davi; bendito o que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas” (Mt. 21:9).

---
É isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caso tenha alguma pergunta relacionada à Gramática, faça uso desse espaço...