quinta-feira, 16 de junho de 2011

Ela é UMA MEMBRA ativa Ela é UM MEMBRO ativo?

De acordo com a norma-padrão, membro é uma palavra que não tem flexão de gênero. Assim, ao pé da letra, a frase correta seria: Ela é um membro ativo. Igualmente: Dona Maria é o membro mais antigo daquela instituição. / Ela é um membro muito ativo na comunidade. Na linguagem coloquial, porém, já é comum empregar-se a forma flexionada: “Ela é uma membra ativa”. / “Dona Maria é a membra mais antiga daquela instituição”. / “Ela é uma membra muito ativa na comunidade”.

---
É isso!

18 comentários:

  1. Respostas
    1. Ela á o mais novo membro. membro é uma palavra que não tem flexão de gênero

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. ela é o mais novo membro da família. (a pessoa é UM MEMBRO)

    ResponderExcluir
  4. A Academia Brasileira de Letras e o Dicionário Houaiss discordam: eles dizem que o feminino de membro é membra: http://dicionarioegramatica.com.br/2015/11/15/o-feminino-de-membro-e-membra-sim-membra-existe-em-portugues-a-membra-as-membras/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O VOLP, o Houaiss e o Priberam admitem o uso de membra como feminino de membro, mas o Aulete, o Aurélio e o Michaelis afirmam ser substantivo comum de dois gêneros.

      Excluir
  5. Ora, meus caros, o feminino de membro é membrana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há muito tempo fui orientada a não usar a palavra membro.

      Vejo que a colocação é corrente.

      Excluir
  6. Prezadxs, as informações aqui constantes estão equivocadas. O Volp - Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa prevê a existência do termo "membra" para o feminino. ;)

    ResponderExcluir
  7. Prezadxs, as informações aqui constantes estão equivocadas. O Volp - Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa prevê a existência do termo "membra" para o feminino. ;)

    ResponderExcluir
  8. Essas informações estão desatualizadas. Já há registro para a palavra "membra" e não há esse emprego somente para a linguagem coloquial, como foi colocado.

    ResponderExcluir
  9. Nesse link há muito mais referências de como a palavra MEMBRA ESTÁ CORRETA! Membra existe sim e é usada na academia brasileira de letras.
    https://dicionarioegramatica.com.br/2015/11/15/o-feminino-de-membro-e-membra-sim-membra-existe-em-portugues-a-membra-as-membras/

    ResponderExcluir
  10. Atualize-se, a palavra membra é dicionarizada e usada normalmente.

    ResponderExcluir
  11. Então agora posso dizer que os meus braços são os "membros" do corpo e "as" pernas são as membras do corpo? Tem certeza disto? Pois membro significa um integrante de um corpo, seja qual ele for. Isto significa que o corpo humano agora é dividido em:cabeça, tronco, membros e membras?

    ResponderExcluir
  12. Membra existe, mas membrana é outra palavra.

    ResponderExcluir

Caso tenha alguma pergunta relacionada à Gramática, faça uso desse espaço...