quinta-feira, 16 de junho de 2011

Não confunda MAS com MAIS

Mas é uma conjunção adversativa que equivale a entretanto, todavia, porém, contudo. Exemplos: Leu a Bíblia, mas não entendeu nada. / A proposta era boa, mas não agradou a todos. Exemplos da Bíblia: “Então a mim clamarão, mas eu não responderei; de madrugada me buscarão, mas não me acharão” (Pv. 1:28). / “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã” (Sl. 30:5b).
Mais designa aumento, grandeza ou comparação; normalmente opõe-se a menos. Exemplos: Sou o mais miserável dos homens. / João era o discípulo que mais Jesus amava. Exemplo da Bíblia: “Que é o teu amado mais do que outro amado, ó tu, a mais formosa entre as mulheres? que é teu amado mais do que outro amado, que tanto nos conjuraste” (Ct. 5:9).

---
É isso!

2 comentários:

  1. Mais - advérbio de intensidade ou conjunção aditiva, indicando quantidade, acréscimo, soma, adição, aumento, grandeza, superioridade, comparação. É antônimo de menos.
    Mas - conjunção adversativa, indicando oposição, contraste, ressalva, retificação, advertência, restrição, comparação, mudança na direção argumentativa. Equivale a porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exemplos:

      É mais difícil fazer do que criticar.
      Trinta mais dez são quarenta.

      Gosto de carro, mas prefiro ônibus.
      Treinou muito, mas não venceu o teste.

      Excluir

Caso tenha alguma pergunta relacionada à Gramática, faça uso desse espaço...