quinta-feira, 16 de junho de 2011

Eu LHE levo ou Eu A levo?

Se o verbo não pedir preposição, o pronome lhe será dispensável, devendo ser substituído por o, os, a, as, de acordo com o caso. O verbo levar, por exemplo, não pede preposição. Portanto o certo é dizer: Eu a levo para casa (e não: “Eu lhe levo para casa”). O mesmo ocorre, por exemplo, com os verbos conhecer, encontrar, esperar e procurar, os quais, por não admitirem preposição, não podem ser usados com o pronome lhe. Exemplos: Eu a conheci na escola (e não: “Eu lhe conheci na escola”). / Eu o encontrarei daqui a pouco (e não: “Eu lhe encontrarei daqui a pouco”). / Eu o espero na porta da escola (e não: “Eu lhe espero na porta da escola”). / Eu o procurei em todos os lugares (e não: “Eu lhe procurei em todo os lugares”). Veja alguns Exemplos da Bíblia: “Eis que ele passa por diante de mim, e não o vejo; e torna a passar perante mim, e não o sinto (Jó. 9:11). / “Senhor, que é o homem, para que o conheças, e o filho do homem, para que o estimes? (Sl. 144:3).
Agora, caso o verbo seja regido por preposição, o pronome lhe (ou lhes) será necessário, substituindo a ele, a eles, a você, a vocês. É o que acontece, por exemplo, com os verbos dar, mostrar, obedecer, pagar, pedir e responder. Exemplos da Bíblia: “Porque lhes dou testemunho de que têm zelo de Deus, mas não com entendimento” (Rm. 10:2). / “Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles”. / “Que homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem? (Mt. 8:27b). / “O Senhor lhe pague segundo as suas obras” (2 Tm. 4:14b). / “E qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos” (1 Jo. 3:22a). / “Ele me invocará, e eu lhe responderei(Sl. 91:15a).

---
É isso!

6 comentários:

  1. (Conheci ela) ou (Eu conheci ela) está errado? Por quê?

    ResponderExcluir
  2. O pronome lhe pode ser objeto indireto, complemento nominal, adjunto adnominal ou sujeito.

    Exemplos:
    Ofereci-lhe um emprego. (objeto indireto)
    A sentença foi-lhe favorável. (complemento nominal)
    A imagem indicava-lhe a indignação. (adjunto adnominal)
    Vi-lhe chegar da praia. (sujeito)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pronome oblíquo átono só pode funcionar como sujeito com os verbos causativos (deixar, mandar e fazer) e sensitivos (ver, ouvir, sentir e perceber).

      Excluir
  3. Com os verbos transitivos diretos, os pronomes lhe e lhes só acompanham esses verbos para indicar posse, caso em que atuam como adjuntos adnominais.

    Quero renovar-lhe as esperanças. (as esperanças dele/dela)
    Levantaram-lhe a autoestima. (a autoestima dele/dela)
    João batizou-lhe o filho. (o filho dele/dela)

    ResponderExcluir
  4. Eu lhe encontrei no cinema. (registro informal, coloquial)
    Eu o encontrei no cinema. (registro formal, culto)

    ResponderExcluir
  5. Eu lhe conheço - não existe
    Eu conheço você - ele / você / senhor / senhora / senhorita / Vossa Senhoria / Vossa Excelência
    Eu te conheço - tu

    ResponderExcluir

Caso tenha alguma pergunta relacionada à Gramática, faça uso desse espaço...