terça-feira, 14 de junho de 2011

Ela não vive SEM EU ou Ela não vive SEM MIM?

Mim sempre é regido de preposição: de mim, entre mim, por mim, em mim, para mim, contra mim, perante mim. Igualmente: sem mim. Exemplos: Ela não vive sem mim (e não: Ela não vive sem eu). Da mesma forma: Sem mim você não vive (e não: Sem eu você não vive). / Você não é nada sem mim (e não: Você não é nada sem eu). Exemplo da Bíblia: “Porque sem mim nada podeis fazer” (Jo. 14:5b).
Emprega-se eu apenas quando a preposição sem reger o infinitivo. Exemplos: Foram à igreja sem eu saber. / Sem eu perceber, levou todo o meu dinheiro. Exemplo da Bíblia: “Pai Meu, se este cálice não pode passar de mim sem eu o beber, faça-se a tua vontade” (Mt. 26:42b).
---
É isso!

6 comentários:

  1. Muito bom! Dúvida resolvida.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. As preposições essenciais regem pronomes oblíquos tônicos: de mim, entre mim, por mim, em mim, para mim, contra mim, perante mim, desde mim, entre mim, sobre mim, sob mim

    As preposições acidentais regem pronomes retos: afora eu, conforme eu, consoante eu, segundo eu, exceto eu, salvo eu, tirante eu, durante eu, exceto eu, visto eu, senão eu, fora eu

    ResponderExcluir
  3. O pronome mim, quando regido da preposição com, obtém a forma comigo.

    ResponderExcluir

Caso tenha alguma pergunta relacionada à Gramática, faça uso desse espaço...