quinta-feira, 16 de junho de 2011

Não confunda JUGO com JULGO

A palavra jugo (canga ou junta de bois) apresenta - normalmente - o sentido de submissão ou opressão. Exemplos da Bíblia: “Acontecerá, porém, que quando te libertares, então sacudirás o seu jugo do teu pescoço” (Gn. 27:40b). / “Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mt. 11:30). / “Estai pois firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a meter-vos debaixo do jugo da servidão” (Gl. 5:1).
Julgo (com l) é uma das formas verbais do verbo julgar (formar juízo crítico, decidir como juiz etc.). Exemplos da Bíblia: “Vós julgais segundo a carne, eu a ninguém julgo (Jo. 8:15). / “Todavia, a mim mui pouco se me dá de ser julgado por vós, ou por algum juízo humano; nem eu tão pouco a mim mesmo me julgo(1 Co. 4:3).

---
É isso!

Um comentário:

Caso tenha alguma pergunta relacionada à Gramática, faça uso desse espaço...