quarta-feira, 15 de junho de 2011

É preciso seguir as regras gramaticais em NOMES PRÓPRIOS?

Os nomes próprios, como qualquer outra palavra do idioma, seguem - obrigatoriamente - as mesmas regras gramaticais. O nome César, por exemplo, de acordo com as normas ortográficas, sempre será escrito como uma palavra paroxítona, ou seja, aquela cuja sílaba tônica é a penúltima. Ainda segundo a regra, este mesmo nome sempre será escrito com s (César), e nunca com z (“Cézar”).

Veja alguns outros exemplos de nomes próprios na sua forma correta: Antônio ( e não “António”), Elisa (e não “Eliza), Isidoro (e não “Izidoro), Juçara (e não “Jussara”), Lisa (e não “Liza”), Luís (e não “Luiz”), Luzia (e não”Lusia”), Marisa (e não “Mariza”), Míriam (e não “Miriã), Natacha (e não “Natasha”), Rosângela (e não “Rozângela), Teresa (e não “Tereza”) etc.
---
É isso!

7 comentários:

  1. Somente por curiosidade, qual a base legal ou regulamentar disso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o Vocabulário Onomástico da Língua Portuguesa", que tem força de lei...

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Aírton - paroxítona terminada em n: assim como elétron
    Antônio - paroxítona terminada em ditongo: assim como advérbio
    Luís - hiato com i tônico seguido de s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Da mesma forma:

      Nélson - paroxítona terminada em n
      Débora - proparoxítona: assim como química e física

      Excluir
  3. O meu nome Claudia foi registrado sem acento e eu acho mais bonito assim. O registro público tem força de lei. A revista Claudia não tem acento, estariam eles cometendo um erro de português? Aliás um nome é universal ele pode ser usado em outros países onde o idioma não é o português. Minha opinião.

    ResponderExcluir
  4. Eu também me chamo Cláudia e uso o acento. Mas ao dar entrada nos documentos para casar, o cartório me lembrou que fui registrada sem o acento. Achei bonito sem o acento, realmente. Agora, estou buscando a forma correta conforme as regras de acentuação.

    ResponderExcluir

Caso tenha alguma pergunta relacionada à Gramática, faça uso desse espaço...