quarta-feira, 15 de junho de 2011

A Bíblia CONTÉM as palavras de DEUS ou CONTÊM?

Quando na terceira pessoa do singular do presente do indicativo, emprega-se o verbo conter com acento agudo. Portanto, diz-se corretamente: A Bíblia contém as Palavras de Deus. Agora, quando na terceira pessoa do plural, emprega-se este verbo com acento circunflexo. Exemplo: Os livros da Bíblia contêm as Palavras de Deus. Fenômeno semelhante ocorre com os verbos abster, convir, entreter, intervir, manter, obter, prover, reter. Exemplos: abstém, convém, entretém, intervém, mantém, provém, retém (no singular) e abstêm, convêm, contêm, entretêm, intervêm, mantêm, provêm, retêm (no plural).
---
É isso!

2 comentários:

  1. Assim como conter segue a regra de acentuação os derivados do verbo ter: manter, deter, reter, entreter, obter, abster-se, ater-se e suster e para os derivados de vir: intervir, advir, convir, provir, desavir-se, avir-se, sobrevir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desavir-se, que significa desentender-se, deve ser conjugado como este: Na tentativa de solucionar o problema, eles se desavieram. (e não se 'desouveram', porque não se conjuga como haver, igual a reaver)

      Excluir

Caso tenha alguma pergunta relacionada à Gramática, faça uso desse espaço...