terça-feira, 14 de junho de 2011

Use SEQUER de forma correta

É freqüente o uso da palavra sequer em frases que não possuem sentido negativo. Exemplos: “O pai sequer foi avisado”. / “Ele sequer abriu a boca”. Todavia, do ponto de vista da norma-padrão, sequer, que significa ao menos, pelo menos, apenas, somente deve ser empregado em orações negativas. Exemplos: O pai nem sequer foi avisado. / Ele nem sequer abriu a boca. Exemplos da Bíblia: “Não há quem faça o bem, não sequer um”. / “Ele lhe guarda todos os seus ossos; nem sequer um deles se quebra” (Sl. 14:3b; 34:20). / “Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer (Rm. 3:10).
---
É isso!

2 comentários:

  1. Sequer = advérbio (ao menos = negação)

    Não sei desenhar, sequer tenho interesse.
    Aceitou minha ajuda, e sequer agradeceu.

    Se quer = conjunção subordinativa condicional + verbo querer

    Se quer passar no vestibular, vai ter de estudar.
    Se quer ser meu namorado, seja fiel a mim.

    Se quer = conjunção integrante + verbo

    Perguntei se quer viajar, mas reserve a passagem. (oração subordinada substantiva objetiva direta)
    Tenho uma dúvida: se quer comprar o ingresso. (oração subordinada substantiva apositiva)

    ResponderExcluir
  2. Esse uso de sequer em orações afirmativas é frequente, porém incorreto.

    ResponderExcluir

Caso tenha alguma pergunta relacionada à Gramática, faça uso desse espaço...