quinta-feira, 16 de junho de 2011

RECORDE ou RECORD?

Embora a forma record (de origem inglesa) seja usada com mais freqüência pelos meios de comunicação, os nossos dicionários registram apenas a forma recorde. Exemplos: O atleta bateu o recorde (e não: O atleta bateu o record). / Vou bater o recorde (nunca: Vou bater o record). Emprega-se tanto como substantivo e adjetivo. Exemplos: O Guinness é o livro mundial dos recordes. / O Brasil bate todos os recordes de violência. / Em termos de oração, ninguém bate o recorde dele. / São Paulo bateu o recorde em poluição atmosférica.
Vale ressaltar que recorde é a ação desportiva, devidamente confirmada e que supera tudo o que, no mesmo gênero, se fez anteriormente; é, portanto, o ponto máximo.

---
É isso!

2 comentários:

  1. Extra:

    Embora na linguagem coloquial pronuncie-se récorde, a norma culta não aceita essa pronúncia. Recorde é uma palavra paroxítona, tendo a sílaba cor como sílaba tônica, não sendo acentuada graficamente. Erradamente se transforma uma palavra paroxítona em proparoxítona, acentuando a sílaba re.

    A errada pronúncia récorde em vez de recorde é um erro de prosódia, ou seja, um erro na parte da fonética que trata da correta acentuação tônica das palavras. Erros de prosódia são comuns.

    ResponderExcluir
  2. Record é a emissora, o desempenho extraordinário que supera todos os anteriores é recorde.

    ResponderExcluir

Caso tenha alguma pergunta relacionada à Gramática, faça uso desse espaço...