quinta-feira, 16 de junho de 2011

Regras de COLOCAÇÃO PRONOMINAL

Com exemplos da Bíblia:

Os pronomes oblíquos (me – te – se - o /a/ lhe – nos – vos – se – os /as/ lhes) podem ocupar três posições básicas em torno do verbo: antes (próclise), no meio (mesóclise) e depois (ênclise). Observe:

PRÓCLISE
Exemplo: Nunca o vi assim tão feliz! Exemplo da Bíblia: “O olho, que já o viu, jamais o verá...” (Jó 20:9).
Emprega-se a PRÓCLISE quando o verbo vem precedido de termos atrativos:
NEGAÇÃO: Não te é lícito possuí-la” (Mt. 14:4b).
ADVÉRBIO: Já se escureceram de mágoa os meus olhos” (Jó 17:7a).
PRONOME RELATIVO: “Não temerei dez milhares de pessoas que se puseram contra mim e me cercam” (Sl. 3:6).
PRONOME INDEFINIDO: Tudo se cumpriu” (Js. 21:45b).
CONJUNÇÃO SUBORDINATIVA: Se se prega que Cristo ressuscitou dentre os mortos, como dizem alguns dentre vós que não há ressurreição de mortos?” (1 Co. 15:12).
NA ORAÇÃO INTERROGATIVA: “Quem me desmentirá e desfará as minhas razões?” (Jó 24:25b).
NA ORAÇÃO EXCLAMATIVA: Quem me dera agora, que as minhas palavras fossem escritas! Quem me dera, fossem gravadas num livro!” (Jó 19:23).
JUNTO AO GERÚNDIO: “Em se pondo o sol...” (Dt. 24:13a).
JUNTO AO INFINITIVO PESSOAL: “E o Senhor te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás em cima, e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do Senhor teu Deus...” (Dt. 28:13).

MESÓCLISE:
Emprega-se a MESÓCLISE com o futuro do presente e o futuro do pretérito, se o verbo não estiver precedido de partícula atrativa:
Exemplos da Bíblia: Convencê-lo-ia a desistir de seus maus intentos. Exemplos bíblico: Louvar-te-ei no meio da congregação”. / Portar-me-ei com inteligência no caminho reto” (Sl. 22:22; 101:2a). / Ser-vos-ia bom, se ele vos esquadrinhasse?” / Deleitar-se-á no Todo-Poderoso, ou invocará a Deus em todo o tempo?” / Ensinar-vos-ei acerca da mão de Deus, e não vos encobrirei o que está com o Todo-Poderoso (Jó 13:9, 27:10, 11).

ÊNCLISE:
Exemplos da Bíblia: Vão-se as esperanças, quando morre a fé. Exemplo da Bíblia: Disse-me ela: Deixa-me colher espigas, e ajuntá-las entre as gavelas após os segadores”.
Usa-se a ÊNCLISE com as seguintes formas verbais:
IMPERATIVO AFIRMATIVO: Pede-me, e eu te darei os gentios por herança”. / Perturbai-vos e não pequeis; falai com o vosso coração sobre a vossa cama, e calai-vos. / Levanta-te, Senhor, na tua ira; exalta-te por causa do furor dos meus opressores”. / Atende-me, ouve-me, ó Senhor meu Deus”. / Salva-nos, Senhor; ouça-nos o rei quando clamarmos (Sl. 2: 8; 4:4; 7:6; 13:3; 20:9).
GERÚNDIO: “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós” (Gl. 3:13). / “E sucedia que, quando levavam o cofre pelas mãos dos levitas, segundo o mandado do rei, e vendo-se que já havia muito dinheiro...” (2 Cr. 24:11a).
INFINITIVO PESSOAL: “E tornou a enviá-lo a Pilatos” (Lc. 23:11).

DICAS:
Na norma-padrão, não se inicia frase com pronome oblíquo átono. Portanto, não é correto escrever: “Te amo muito”. Escreve-se corretamente: Amo-te muito.
Depois de vírgula, a preferência é pela ênclise. Exemplo: A esposa, ao ver o marido, encheu-se de alegria.

---
É isso!

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Pronomes demonstrativos (este, esta, esse, essa, aquele, aquela, isto, isso, aquilo), pronomes pessoais (eu, tu, ele, ela, nós, vós, eles, elas), pronomes de tratamento (você, senhor, senhora, Vossa Senhoria, Vossa Excelência, Vossa Majestade, Vossa Santidade, Vossa Alteza) não são fatores de próclise, podendo ocorrer normalmente a ênclise. Se o verbo estiver no futuro do presente ou do pretérito, a ênclise a ele é substituída pela mesóclise. Com verbos no futuro do subjuntivo, usa-se a próclise, por haver uma conjunção subordinativa ou o pronome quem.

    ResponderExcluir
  4. Muitos gramáticos e muitas apostilas de concurso afirmam que, com verbos monossilábicos ou proparoxítonos, a eufonia ordena que se use a próclise, e não a mesóclise nem a ênclise.

    ResponderExcluir
  5. Quando o sujeito é expresso por uma conjunção coordenativa (e, nem, mas, porém, todavia, contudo, logo e portanto), por um substantivo ou por um numeral, pode-se usar tanto a próclise quanto a ênclise. Com algumas conjunções coordenativas aditivas e alternativas (não só... mas também, ora... ora, ou... ou) e com o numeral ambos, a ênclise é de rigor.

    ResponderExcluir

Caso tenha alguma pergunta relacionada à Gramática, faça uso desse espaço...