quinta-feira, 16 de junho de 2011

Não confunda VIAGEM (com G) e VIAJEM (com J)

Viagem (com g) é o substantivo que designa o ato de viajar. Exemplo: O povo de Israel fez uma longa viagem pelo deserto. Exemplos da Bíblia: “Então o rei me disse, estando a rainha assentada junto a ele: Quando durará a tua viagem, e quando voltarás?” (Ne. 2:6). / “Ora o mesmo nosso Deus e Pai, e nosso Senhor Jesus Cristo, encaminhe a nossa viagem para vós” (1 Ts. 3:11). Já viajem (com j) é forma verbal do verbo viajar. Exemplo: Quero que vocês viajem ainda hoje.

---
É isso!

3 comentários:

  1. Viagem - deslocamento, passeio, jornada (substantivo abstrato, ato de viajar, precedido de um determinante)
    Viajem - presente do subjuntivo, imperativo afirmativo ou negativo do verbo viajar na 3ª pessoa do plural

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viagem pode ser também uma gíria que indica uma experiência de alterações sensoriais provocadas por substâncias alucinógenas.

      Além de indicar o ato de se deslocar de um lugar para outro, de percorrer caminhos, de visitar países e cidades, viajar refere-se também ao ato de ter alucinações, delirar, sonhar, imaginar,...

      Excluir
  2. Assim como contagem, mensagem e massagem, substantivos terminados em -gem escrevem com g, com exceção de pajem, lajem e lambujem.

    Assim como arranjar, enferrujar e despejar, os verbos terminados em -jar grafam-se com j. Viajar é escrito com j para manter sua sonoridade, porque se fosse com g, seria viagar.

    ResponderExcluir

Caso tenha alguma pergunta relacionada à Gramática, faça uso desse espaço...