terça-feira, 14 de junho de 2011

Não confunda ONDE com AONDE

Do ponto de vista gramatical, a palavra onde indica apenas lugar físico ou material. Exemplos: O bairro onde moro é muito distante. / Garanhuns foi a cidade onde Lula nasceu. / Israel é o país onde pretendo morar. Exemplos da Bíblia: “Porque decorridos poucos anos, eu seguirei o caminho por onde não tornarei” (Jó 16:22). / “E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?” (Gn. 3:9). / “Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam” (Mt. 6:19). / “E disse-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça” (Lc. 9:58). / “Elevo os meus olhos para os montes: de onde vem o meu socorro?” (Sl. 121:1). Se não houver a noção de lugar, nunca use o onde. Portanto, você não deve dizer: “O música onde viajei ao passado”. / “O ano onde tudo foi maravilhoso” / “O discurso onde ele disse a verdade” etc. Em frases desse tipo, substitua o onde por no qual, na qual, em que, pela qual etc. Observe este exemplo da Bíblia: “Eis que vem o dia do Senhor, em que teus despojos se repartirão no meio de ti” (Zc. 14:1). Note-se que não foi escrito: “Eis que vem o dia do Senhor, onde...”.
Em relação à palavra aonde, emprega-se sempre com verbos que indicam movimento, deslocamento ou destino. Exemplos: Aonde você vai? / Aonde você quer chegar? Exemplos da Bíblia: “E tornou a seus irmãos, e disse: O moço não aparece; e eu aonde irei?” (Gn. 37:30). / “E, aproximando-se dele um escriba, disse-lhe: Mestre, aonde quer que fores, eu te seguirei” (Mt. 8:19). / “Mas o Senhor me disse: Não digas: Eu sou um menino; porque, aonde quer que eu te enviar, irás” (Jr. 1:7a).

---
É isso!

2 comentários:

  1. Onde - lugar físico ou virtual
    Aonde - movimento, destino ou deslocamento

    ResponderExcluir
  2. Inadequado: Vi um filme onde os irmãos se uniam.
    Adequado: Vi um filme em que/no qual os irmãos se uniam.

    Não há indicação de lugar em 'filme', deve-se usar em que ou no qual.

    Inadequado: O Brasil enfrenta sérios problemas, os impactos são frequentes, onde a sociedade deve-se conscientizar.
    Adequado: O Brasil enfrenta sérios problemas, os impactos são frequentes, portanto/por isso a sociedade deve-se conscientizar.

    Há uma ideia de causa/efeito ou de conclusão, deve-se usar portanto, logo, por isso ou por conseguinte.

    ResponderExcluir

Caso tenha alguma pergunta relacionada à Gramática, faça uso desse espaço...