terça-feira, 14 de junho de 2011

Não confunda SOB com SOBRE

Sob significa debaixo de, por baixo de, no governo de. Exemplos da Bíblia: “E Davi enviou o povo, um terço sob o mando de Joabe, e outro terço sob o mando de Abisai, filho de Zeruia, irmão de Joabe, e outro terço sob o mando de Itai” (2 Sm. 18:2a). / “E o Senhor deu um salvador a Israel, e saíram de sob as mãos dos sírios” (2 Rs. 13:5a). / “Pois também eu sou homem sob autoridade” (Mt. 8:9a).
Sobre equivale a em cima, na parte superior de, por cima de. Exemplos da Bíblia: “E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas” (Gn. 1:2). / “Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome sobre toda a terra!” (Sl. 8:9). / “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós...” (At. 1:8a).

---
É isso!

Um comentário:

  1. Para indicar que tudo está controlado, debaixo do controle de alguém, a expressão correta é tudo sob controle.

    O perigo já passou, a situação está sob controle.

    Existem diversas expressões de uso diário com a preposição sob que indicam algum tipo de inferioridade hierárquica, subordinação, dependência, influência, comprometimento e obrigação. Pode indicar também um estado ou condição.

    Está errado o uso da preposição sobre numa expressão que indique que tudo está debaixo do controle de alguém.

    Apesar disso, é possível que essa sequência de palavras ocorra, mas com outro sentido, indicando tudo acerca de alguma coisa.

    Estou estudando tudo sobre controle neural.
    Você sabe tudo sobre controle cardiovascular?
    Meu irmão conserta controles, e sabe tudo sobre controle remoto.

    ResponderExcluir

Caso tenha alguma pergunta relacionada à Gramática, faça uso desse espaço...