segunda-feira, 13 de junho de 2011

PARA MIM fazer?

Antes de verbo emprega-se apenas o pronome eu, que deve funcionar como sujeito. Assim, o certo é dizer: Há um trabalho para eu fazer (e não “para mim fazer”). Da mesma forma: O instrumento é para eu tocar (e não “para mim tocar”). / Trouxe o livro para eu ler (e não “para mim ler”). Exemplos da Bíblia: “E disse o Senhor a Samuel: Ouve a voz do povo em tudo quanto te disserem, pois não te tem rejeitado a ti, antes a mim me tem rejeitado para eu não reinar sobre eles” (1 Sm. 8:7). / “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti” (Sl. 119:11). / “E disse o Senhor a Gideão: Muito é o povo que está contigo, para eu dar aos midianitas em sua mão” (Jz. 7:2a).
O mim não faz absolutamente nada. Este só deve ser usado como complemento. Exemplos: Ele deu um livro para mim. / Para mim, ele não quer nada com você. / Não foi difícil para mim vencer a competição. Exemplos bíblicos: “Porém tu, Senhor, és um escudo para mim. / “Pois tens sido um refúgio para mim (Sl. 3:3; 31:3). / “Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho” (Fp. 1:21). / “Olhai para mim, e pasmai”. / “Porque o castigo de Deus era para mim um assombro”. / “Ouvi, vós, sábios, as minhas razões; e vós, entendidos, inclinai os ouvidos para mim(Jó 21:5; 31:23; 34:2).
---
É isso!

2 comentários:

  1. Pronomes pessoais do caso reto - funcionam como sujeito, predicativo do sujeito, aposto ou vocativo

    Eu sou muito religioso. (sujeito) / O pronome de Jesus sou eu. (predicativo do sujeito) / O temente de Deus, apenas eu, é o maior irmão do mundo. (aposto) / Ó vós, onde estais que não respondes? (vocativo)

    Pronomes pessoais do caso oblíquo - funcionam como complemento nominal, objeto direto, objeto indireto, agente da passiva, adjunto adnominal, adjunto adverbial ou sujeito de uma oração reduzida (antigamente chamado de sujeito acusativo)

    ResponderExcluir
  2. Mim não é sujeito. Só na língua dos índios, que, aliás, não é português: mim trabalha, mim caça, mim pesca.

    ResponderExcluir

Caso tenha alguma pergunta relacionada à Gramática, faça uso desse espaço...