segunda-feira, 13 de junho de 2011

Entre mim e você ou Entre eu e você?

Do ponto de vista gramatical, os pronomes eu e tu não podem vir regidos de preposição. Portanto, diz-se corretamente: Entre mim e você... (e não “entre eu e você”) / Entre ele e mim... (e não “entre ele e eu”). / Entre mim e ela... (e não “entre eu e ela”). Exemplos da Bíblia: “E disse Deus: Este é o sinal do concerto que ponho entre mim e vós”. / “E disse Abrão a Ló: Ora não haja contenda entre mim e ti” (Gn. 9:12a; 13:8a). / “Então disse Saul: Lançai a sorte entre mim e Jônatas, meu filho”. / “Apenas há um passo entre mim e a morte” (1 Sm. 14:42a; 20:3b). / “E também lhes dei os meus sábados, para que servissem de sinal entre mim e eles” (Ez. 20:12a). / Entre mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre” (Êx. 31:17a). / “Agora pois, ó moradores de Jerusalém, e homens de Judá julgai, vos peço, entre mim e a minha vinha” (Is. 5:3).
---
É isso!

Um comentário:

  1. Pronomes oblíquos tônicos - regem preposições essenciais: a, ante, até, após, com, contra, de, desde, em, entre, para, per, perante, por, sem, sob, sobre, trás

    Pronomes retos - regem preposições acidentais: conforme, consoante, como, durante, segundo, mediante, afora, exceto, salvo (ou salvante - não usual), tirante (e não tirando - coloquialismo), visto, fora, que, não obstante

    ResponderExcluir

Caso tenha alguma pergunta relacionada à Gramática, faça uso desse espaço...