quarta-feira, 15 de junho de 2011

Ficar DE PÉ ou ficar EM PÉ?

Ambas as formas podem ser usadas corretamente: ficar em ou ficar de pé. Exemplos: Assim que a reunião acabou, todos se levantaram e ficaram em pé. / Sempre que o chefe entrava, ele ficava de pé. O mesmo pode ser feito com os verbos estar, permanecer, pôr-se. Por exemplo: estar de pé ou estar em pé, permanecer de pé ou permanece em pé, pôr-se de pé ou pôr-se em pé. É indiferente. Veja alguns Exemplos da Bíblia: “Levanta-te, e fica em pé no meio. E, levantando-se ele ficou em pé (Lc. 6:8b). / “Uns encurvam-se e caem, mas nós nos levantamos e estamos de pé(Sl. 20:8). / “E disse-me: Filho do homem, põe-te em pé, e falarei contigo” (Ez. 2:1). / “E os sacerdotes não podiam permanecer em pé para ministrar” (1 Rs. 8:11a).

---
É isso!

3 comentários:

  1. Tenho ouvido frequentemente o uso da expressão “Ficar de pé” referindo-se a pessoas que estão na posição ereta, ou seja, em pé.
    Pelo que aprendi uma pessoa que não está de pé é devido a ter perdido o membro, destarte um pode não estar de pé, porem estando em pé.
    A aceitação do termo “de pé” vejo que é para justificar que não se pode ensinar corretamente a língua portuguesa e por isso foi acrescentada como termo informal.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da explicação. Mas gostaria de saber se a expressão "Vamos ficar de pés" também está correta ou não?

    ResponderExcluir
  3. vamos ficar em pé, ou vamos ficar de pé. pés eu imagino que seja usado para membros do corpo, coloque os sapatos nos pés,

    ResponderExcluir

Caso tenha alguma pergunta relacionada à Gramática, faça uso desse espaço...