quarta-feira, 15 de junho de 2011

Ficar DE PÉ ou ficar EM PÉ?

Ambas as formas podem ser usadas corretamente: ficar em ou ficar de pé. Exemplos: Assim que a reunião acabou, todos se levantaram e ficaram em pé. / Sempre que o chefe entrava, ele ficava de pé. O mesmo pode ser feito com os verbos estar, permanecer, pôr-se. Por exemplo: estar de pé ou estar em pé, permanecer de pé ou permanece em pé, pôr-se de pé ou pôr-se em pé. É indiferente. Veja alguns Exemplos da Bíblia: “Levanta-te, e fica em pé no meio. E, levantando-se ele ficou em pé (Lc. 6:8b). / “Uns encurvam-se e caem, mas nós nos levantamos e estamos de pé(Sl. 20:8). / “E disse-me: Filho do homem, põe-te em pé, e falarei contigo” (Ez. 2:1). / “E os sacerdotes não podiam permanecer em pé para ministrar” (1 Rs. 8:11a).

---
É isso!

2 comentários:

  1. Tenho ouvido frequentemente o uso da expressão “Ficar de pé” referindo-se a pessoas que estão na posição ereta, ou seja, em pé.
    Pelo que aprendi uma pessoa que não está de pé é devido a ter perdido o membro, destarte um pode não estar de pé, porem estando em pé.
    A aceitação do termo “de pé” vejo que é para justificar que não se pode ensinar corretamente a língua portuguesa e por isso foi acrescentada como termo informal.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da explicação. Mas gostaria de saber se a expressão "Vamos ficar de pés" também está correta ou não?

    ResponderExcluir

Caso tenha alguma pergunta relacionada à Gramática, faça uso desse espaço...