quarta-feira, 15 de junho de 2011

Ficar DE PÉ ou ficar EM PÉ?

Ambas as formas podem ser usadas corretamente: ficar em ou ficar de pé. Exemplos: Assim que a reunião acabou, todos se levantaram e ficaram em pé. / Sempre que o chefe entrava, ele ficava de pé. O mesmo pode ser feito com os verbos estar, permanecer, pôr-se. Por exemplo: estar de pé ou estar em pé, permanecer de pé ou permanecer em pé, pôr-se de pé ou pôr-se em pé. É indiferente. Veja alguns Exemplos da Bíblia: “Levanta-te, e fica em pé no meio. E, levantando-se ele ficou em pé (Lc. 6:8b). / “Uns encurvam-se e caem, mas nós nos levantamos e estamos de pé(Sl. 20:8). / “E disse-me: Filho do homem, põe-te em pé, e falarei contigo” (Ez. 2:1). / “E os sacerdotes não podiam permanecer em pé para ministrar” (1 Rs. 8:11a).

---
É isso!

11 comentários:

  1. Tenho ouvido frequentemente o uso da expressão “Ficar de pé” referindo-se a pessoas que estão na posição ereta, ou seja, em pé.
    Pelo que aprendi uma pessoa que não está de pé é devido a ter perdido o membro, destarte um pode não estar de pé, porem estando em pé.
    A aceitação do termo “de pé” vejo que é para justificar que não se pode ensinar corretamente a língua portuguesa e por isso foi acrescentada como termo informal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tanto faz ficar em ou de pé, as duas expressões são corretas.

      Excluir
  2. Gostei muito da explicação. Mas gostaria de saber se a expressão "Vamos ficar de pés" também está correta ou não?

    ResponderExcluir
  3. vamos ficar em pé, ou vamos ficar de pé. pés eu imagino que seja usado para membros do corpo, coloque os sapatos nos pés,

    ResponderExcluir
  4. gostei de saber que ficar de pe e ficar em pe podem ser usados como termos certos;o que eu entendia eh ficar de pe eh quando uma pessoa não tiver capacidade de se levantar

    ResponderExcluir
  5. Entendo que ficar de pé não seria um termo correto, mas, sim em pé, e que de pé seria como colocar o pé; Usamos o termo: Quero você, de meia, (nos pés), e não em meia; Assim também quero você, em pé, (ereto), e não de pé, (colocar o pé).

    ResponderExcluir
  6. Entendo que ficar de pé não seria um termo correto, mas, sim em pé, e que de pé seria como colocar o pé; Usamos o termo: Quero você, de meia, (nos pés), e não em meia; Assim também quero você, em pé, (ereto), e não de pé, (colocar o pé).

    ResponderExcluir
  7. a explicacao esta bem explicita, uma duvida que venho a ter e, "qual e a diferenca entre homem grande e grande homem?"

    ResponderExcluir
  8. A expressão Peço a igreja que fique sobre vossos pés, está correta?

    ResponderExcluir
  9. Eu sei que a língua é mutante e que, em dado momento, o que é linguagem coloquial passa a ser norma culta. Mas ainda assim... eu prefiro "ficar em pé". Soa melhor.

    ResponderExcluir
  10. O "ficar de pé" não poderia ser uma forma denotativa , e o "ficar em pé" uma forma conotativa de se falar, também? No caso deste texto: "Lucas 21 [ACF]:

    36 - Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar EM PÉ diante do Filho do homem.
    Este "ESTAR EM PÉ" não é figurativo? Pois, ele não expressa o "ESTAR COM A VIDA CORRETA" ou "ESTAR FAZENDO O QUE É CERTO"? E, não ser entendido, literalmente, estando na posição "EM PÉ"?

    ResponderExcluir

Caso tenha alguma pergunta relacionada à Gramática, faça uso desse espaço...