quarta-feira, 15 de junho de 2011

Use corretamente o verbo MORAR

O verbo morar sempre exige a preposição em. Exemplos: Moro na Avenida Ipiranga (e não: Moro à Avenida Ipiranga). / A rua em que eu moro (e não: A rua que eu moro). / Em que rua você mora? (e não: A que rua você mora?) Exemplos da Bíblia: “Melhor é morar numa terra deserta do que com a mulher rixosa e iracunda” (Pv. 21:19). / “Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei: que possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida” (Sl. 27:4). / “Onde está a casa do príncipe e onde a tenda em que morava o ímpio?” (Jó 21:28b). / “E morava em Betel um profeta velho...” (1 Rs. 13:11a).
A mesma regra se aplica aos verbos residir e situar. Exemplos: O teatro está situado na Avenida Paulista. / O acusado reside na Avenida São João.
---
É isso!

2 comentários:

  1. Morar, residir, situar, viver, habitar e assistir (na acepção de morar) são verbos intransitivos que regem a preposição em, iniciando adjunto adverbial de lugar.

    Alguns gramáticos o classificam como transitivos adverbiais ou transitivos circunstanciais, por serem ininteligíveis sem a presença dos adjuntos adverbiais.

    ResponderExcluir
  2. A mesma regra se aplica aos adjetivos situado, sito, residente e morador, este último, devido à consagração pelo uso, admite a preposição de. Sito é restrito aos documentos de natureza legal, fiscal, jurídica e cartorial, por isso evite nos textos argumentativos e explicativos.

    ResponderExcluir

Caso tenha alguma pergunta relacionada à Gramática, faça uso desse espaço...