quinta-feira, 16 de junho de 2011

Use corretamente o verbo EXISTIR

Existir é um verbo regular, flexionando-se normalmente conforme o sujeito. Exemplos: Existem muitas pessoas na sala. / Existe alguém na sala. / Leis existem. / Existe muita paz no meu coração. Exemplos da Bíblia: “Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe (Ap. 21:1b). / “Mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro, e se guardam para o fogo” (2 Pe. 3:7a). Caso o verbo existir faça parte de uma locução, o seu auxiliar também fará a concordância com o sujeito. Exemplos: Devem existir pessoas na sala. / Deve existir alguém na sala.

---
É isso!

2 comentários:

  1. Erradamente o verbo existir é conjugado no singular com sujeito singular por estabelecer uma associação com o verbo haver, que é impessoal, sem sujeito, no sentido de existir, e fica sempre na 3ª pessoa do singular. O que parece ser sujeito, na verdade é objeto direto.

    Houve eleições nos últimos anos. / Houve imprevistos. / Haverá surpresas. / Se não houvesse conflitos, seria mais...

    O verbo existir é conjugado no plural, com o sujeito no plural:

    Existiram brigas no pátio. / Existiram intrigas. / Existirão alegrias. / Se não existissem tantas discórdias, seria mais...

    ResponderExcluir
  2. Existiam muitos cinemas no shopping. (muitos cinemas = sujeito)
    Havia muitos cinemas no shopping. (muitos cinemas = objeto direto / sujeito inexistente / zero)

    ResponderExcluir

Caso tenha alguma pergunta relacionada à Gramática, faça uso desse espaço...