terça-feira, 14 de junho de 2011

Saiba a diferença entre A, À E HÁ

Faz-se uso do a quando se quer indicar distanciamento ou espaço de tempo futuro. Exemplos: A empresa fica a cem metros daqui. / Daqui a dois dias haverá festa na cidade. Exemplos da Bíblia: “Ainda uma vez, daqui a pouco farei tremer os céus, e a terra, e o mar, e a terra seca” (Ag. 2:5b). / “E dali a dois dias era a páscoa” (Mc. 14:1a).
Emprega-se o à (com acento grave) para indicar a ocorrência da crase (fusão ou contração de a+a em à). Por exemplo, em vez de se escrever: Vou a a Igreja. / Ele é fiel a a esposa, grafa-se: Vou à igreja. / Ele é fiel à esposa. Exemplos da Bíblia: “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará”. / “Guarda-me como à menina do olho, esconde-me à sombra das tuas asas” (Sl. 91: 1; 17:8).
Já o (do verbo haver) é usado em expressões que indicam tempo passado, podendo ser substituído por faz. Exemplos: pouco ele chegou (faz pouco tempo que ele chegou). / Ele chegou dias (ele chegou faz dias). / A reunião começou menos de dez minutos (a reunião começou faz menos de dez minutos). Exemplos da Bíblia: “Sacrifícios ofereceram aos diabos, não a Deus; aos deuses que não conheceram, novos deuses que vieram pouco” (Dt. 32:17a). / “Tenho compaixão da multidão, porque já está comigo três dias, e não tem o que comer” (Mt. 15:32a).

---
É isso!

Um comentário:

  1. A - preposição, artigo definido, pronome oblíquo ou pronome demonstrativo
    À - contração da preposição a com o artigo feminino a, formando crase
    Há - verbo haver, como verbo impessoal, com sentido de existir, acontecer, realizar-se ou tempo decorrido
    Ah - interjeição, usada para expressar alegria, alívio, dor, admiração, tristeza, indignação, desapontamento, reprovação, etc.

    ResponderExcluir

Caso tenha alguma pergunta relacionada à Gramática, faça uso desse espaço...