quinta-feira, 16 de junho de 2011

Qual a forma correta: A personagem ou O personagem?

Personagem (do francês personnage) significa pessoa notável, importante, ilustre, figura dramática. Esta palavra tanto se usa no feminino como no masculino. Exemplo: Abraão é a personagem mais importante da história de Israel. Ou: Abraão é o principal personagem da história de Israel.

---
É isso!

2 comentários:

  1. Na língua portuguesa, os substantivos terminados em -gem são femininos: abordagem, reportagem, tatuagem, passagem, garagem etc. Assim, personagem se apresenta como um substantivo sobrecomum feminino.

    Por influência do francês, palavras terminadas em -age são masculinas, e personagem também se apresenta como um substantivo sobrecomum masculino.

    Muitos dicionários consideram-no como substantivo comum de dois gêneros, apresentando a mesma forma para os dois gêneros: o/a personagem, evolução ocorrida devido à tendência de distinguir os gêneros.

    ResponderExcluir
  2. O gramático cômico Luiz Antônio Sacconi afirma que todas as palavras terminadas em agem, como linguagem, imagem, passagem, homenagem, mensagem e massagem, são femininas, com exceção de selvagem, e diz que personagem é um erro.

    ResponderExcluir

Caso tenha alguma pergunta relacionada à Gramática, faça uso desse espaço...