quarta-feira, 15 de junho de 2011

Não confunda TRÁS com TRAZ

Trás (com s) é sinônimo de atrás, detrás, após. Exemplo: Sem que ninguém percebesse, ele saiu por trás. Exemplos da Bíblia: “E a mulher de Ló olhou para trás (Gn. 19:26a). / “Parai, parai, clamar-se-á; mas ninguém olhará para trás(Na. 2:8b).
Traz (com z) é forma do verbo trazer. Exemplo: Todo dia ele traz para mim um buquê de rosas. Exemplos da Bíblia: “Eis sobre os montes os pés do que traz boas novas, do que anuncia a paz!” (Na. 1:15). / “E a esperança não traz confusão” (Rm. 5:5a).
---
É isso!

3 comentários:

  1. Trás - advérbio de lugar, usado em locuções adverbiais ou prepositivas: por trás, para trás, por trás de
    Traz - verbo trazer conjugado na 3ª pessoa do singular do presente do indicativo ou 2ª pessoa do singular do imperativo afirmativo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trás-anteontem, advérbio, e Trás-os-Montes, região do norte de Portugal, são os únicos registros da preposição arcaica trás, que servia para indicar posterioridade no tempo ou no espaço em relação a um ponto de referência.

      Excluir
  2. Trás, modernamente, só se usa em locuções adverbiais e prepositivas: por trás de, para trás. Como preposição simples, aparece no antigo ditado: trás mim virá quem bom me fará.

    ResponderExcluir

Caso tenha alguma pergunta relacionada à Gramática, faça uso desse espaço...