quarta-feira, 15 de junho de 2011

Empregue o verbo PREFERIR de modo correto

É muito comum, na linguagem oral, o uso do verbo preferir com a locução “de que”. Exemplos: “Prefiro mais a Bíblia do que todos os livros do mundo”. / “Prefiro morrer do que viver deste jeito”. / “Prefiro estar sozinho do que viver rodeado de falsos amigos”. Em frases desse tipo, o verbo preferir (que significa querer antes, dar a primazia a, ter predileção por, gostar mais de) deve ser usado sem o “de que”. Assim: Prefiro a Bíblia a todos os livros do mundo. / Prefiro morrer a viver desse jeito. / Prefiro estar sozinho a viver rodeado de falsos amigos. Exemplos da Bíblia: “Preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas da impiedade”. / “Apegue-se-me a língua ao paladar se me não lembrar de ti, se não preferir Jerusalém à minha maior alegria” (Sl. 84:10b; 137:6).

---
É isso!

2 comentários:

  1. O verbo preferir não é um comparativo, não significa 'gostar mais de algo', significa escolher, antepor, pôr alguma coisa antes de outra. Rege dois objetos, o direto, representado pelo que se escolhe, e o indireto, regido pela preposição a, representado pelo que se deixa em segundo plano.

    Não admite a locução conjuntiva do que nem intensificadores, ou seja, advérbios ou locuções adverbiais como mais, antes, mil vezes, muito vezes, um milhão de vezes. Já o verbo gostar admite essas construções comparativas.

    Prefiro mais shopping do que praia. [inadequado]
    Prefiro shopping a praia. [adequado]
    Gosto mais de shopping do que de praia. [adequado]

    ResponderExcluir
  2. O falante já misturou a regência de gostar com a de preferir, estabelecendo o mesmo raciocínio de comparação: gosto mais de pizza do que de lasanha, então prefiro mais pizza do que lasanha.

    Em termos de gramática normativa, preferir rejeita advérbios ou locuções adverbiais de intensidade. Logo, preferir mais é pleonasmo vicioso e preferir uma coisa do que outra é influência da construção usada com o verbo gostar.

    Corrija-se para: prefiro Português a Matemática.

    ResponderExcluir

Caso tenha alguma pergunta relacionada à Gramática, faça uso desse espaço...