quarta-feira, 15 de junho de 2011

TER não é igual a EXISTIR ou HAVER

Do ponto de vista gramatical, é errôneo o uso do verbo ter no lugar de existir ou haver. Por exemplo: “Têm coisas que o dinheiro não compra”. / “Têm muitas pessoas na sala”. / “Tem gente que mata em nome de Deus” etc. Em construção desse tipo, emprega-se corretamente existir ou haver. Exemplos: Existem coisas que o dinheiro não compra. Ou: coisas que o dinheiro não compra. / Existem muitas pessoas na sala. Ou: muitas pessoas na sala etc. / Existe gente que mata em nome de Deus. Ou: gente que mata em nome de Deus. Exemplos da Bíblia: alguns cujas palavras são como pontas de espada” (Pv. 12:18a). / “Na casa de meu Pai muitas moradas” (Jo. 14:2a). /Existe um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus” (Sl. 46:4a).

---
É isso!

2 comentários:

  1. O verbo ter, na acepção de existir, ocorrer, acontecer ou realizar-se, não é admitido na linguagem culta, formal, somente na linguagem coloquial, informal.

    ResponderExcluir
  2. Segundo a maioria dos gramáticos, o verbo ter só deve ser usado quando apresentar sujeito e significar possuir. Embora comum na linguagem popular e até por escritores de renome, esse uso como substituto de existir, acontecer ou realizar deve ser evitado em textos formais, como documentos oficiais, artigos científicos e redações.

    ResponderExcluir

Caso tenha alguma pergunta relacionada à Gramática, faça uso desse espaço...