quarta-feira, 15 de junho de 2011

Saiba ASSISTIR de maneira adequada

Tal verbo pode ser usado das seguintes formas:
Assistir (sem preposição) significa prestar assistência, socorrer, auxiliar. Exemplos: A viúva assiste osnecessitados. / Ela sempre assistia os aflitos. Exemplo da Bíblia: “Ninguém me assistiu na minha primeira defesa, antes todos me desampararam” (2 Tm. 4:16a);
Assistir a (com objeto indireto) equivale a estar presente, presenciar, observar, comparecer, testemunhar. Exemplos: Ele assistiu ao discurso com muito interesse (e não: Ele assistiu o discurso com muito interesse). / Hoje vou assistir a uma palestra sobre planejamento (e não: Hoje vou assistir uma palestra sobre planejamento);
Assistir em corresponde a morar, residir, habitar, permanecer. Exemplo: Atualmente ele assiste na secretaria da escola. Exemplo da Bíblia: “Eis aqui, bendizei ao Senhor todos vós, servos do Senhor, que assistis na casa do Senhor todas as noites” (Sl. 134:1);
Assistir tem ainda o sentido de caber, pertencer, ser de direito. Exemplos: Tais obrigações não assistem aos leigos. / Não me assiste o direito de julgar ninguém.

---
É isso!

2 comentários:

  1. Eu assisti ao filme. (assistir = ver)
    O médico assistiu o doente. (assistir = ajudar)
    Não lhe assiste o direito de emitir sua opinião. (assistir = pertencer)
    Ele assiste em Londrina. (assistir = morar)

    ResponderExcluir
  2. assistir = ver, não admite o pronome lhe
    assistir = pertencer, admite o pronome lhe

    ResponderExcluir

Caso tenha alguma pergunta relacionada à Gramática, faça uso desse espaço...