quarta-feira, 15 de junho de 2011

O DÓ ou A DÓ?

Na linguagem popular é muito comum o uso da palavra (compaixão, pena, comiseração, tristeza) como se fosse feminina. Ouve-se com freqüência frases do tipo: “Eu tenho muita dele”. / “Se você soubesse a dó que tenho dele!” etc. Contudo, de acordo com os dicionários, a palavra pertence ao gênero masculino. Portanto, o certo é dizer: Eu tenho muito dó dele. / Se você soubesse o dó que tenho dele!

---
É isso!

Um comentário:

  1. Compaixão, piedade e lástima são substantivos femininos, mas dó, seja o sentimento, seja a primeira nota da escala musical, é um substantivo masculino.

    Sinto um grande dó de pessoas que passam fome.
    O pianista tocou um dó sustenido.

    ResponderExcluir

Caso tenha alguma pergunta relacionada à Gramática, faça uso desse espaço...