terça-feira, 14 de junho de 2011

Não confunda DE ENCONTRO com AO ENCONTRO

De encontro significa em oposição a, contrariamente a, ou seja, indica choque, colisão, oposição. Exemplos: O avião veio de encontro às torres gêmeas (o avião colidiu-se com as torres gêmeas). / A decisão do presidente veio de encontro aos anseios do povo (a decisão do presidente contrariou os desejos do povo). Se eu digo, por exemplo, que “a decisão veio de encontro à minha necessidade”, estou na verdade afirmando que ela (a decisão) veio contrariamente ao que eu esperava, isto é, colidiu-se ou opôs-se aos meus anseios. Agora, se a minha intenção é dizer que “a decisão trouxe benefícios”, neste caso deverei usar a expressão ao encontro, que significa a favor de, de acordo com, ou seja, designa uma situação favorável. Exemplos: A decisão veio ao encontro da minha necessidade (a decisão satisfez a minha necessidade). / A decisão do presidente veio ao encontro dos anseios do povo (a decisão do presidente favoreceu o povo).
---
É isso!

Um comentário:

  1. Ao encontro de - concordância, convergência, no mesmo sentido (A de acordo)
    De encontro a - discordância, divergência, em sentido contrário (D de desacordo)

    ResponderExcluir

Caso tenha alguma pergunta relacionada à Gramática, faça uso desse espaço...