terça-feira, 14 de junho de 2011

Entenda os “PORQUÊS”

POR QUE (separado e sem acento):
É usado nas perguntas diretas e indiretas, equivalendo a por qual motivo, por qual razão. Exemplos: Por que você não vai à igreja? Isto é: Por qual motivo você não foi à reunião? / Ele quis saber por que você não foi à reunião. Ou seja: Ele quis saber por qual razão o pastor não veio ao culto. Exemplos da Bíblia: Por que não morri eu desde a madre, e em saindo do ventre, não expirei? Por que me receberam os joelhos? E por que os peitos, para que mamasse?” (Jó 2:11, 12).

POR QUÊ
(separado e com acento):
É o mesmo por que anterior; todavia, quando aparece no fim de uma frase, ou quando a expressão estiver isolada, torna-se tônico, devendo ser acentuado. Exemplo: Você não foi à reunião por quê? Exemplos da Bíblia: “E dizeis: Por quê? porque o Senhor foi testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade” (Ml. 2:14a). / “Então Davi disse a Áquis: Por quê? que fiz?” (1 Sm. 29:8a).

PORQUE
(junto e sem acento):
Trata-se de uma conjunção equivalente a pois, uma vez que, de forma que, visto que, já que etc. Exemplos: Não fui à reunião porque estava doente. / Não foi porque não quis. Exemplos da Bíblia: “Compadecei-vos de mim, amigos meus, compadecei-vos de mim, porque a mão de Deus me tocou” (Jó 19:21). / “Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus” (Mt. 5:3).

PORQUÊ
(junto e com acento):
É usado como substantivo (precedido de artigo), equivalendo a causa, motivo, razão. Exemplos: Não explicou o porquê de não ter comparecido à reunião. / Da sua ausência, ninguém sabe o porquê.

---
É isso!

3 comentários:

  1. Além de precedido de um artigo, porquê, como sinônimo de motivo, razão ou causa, pode vir precedido de um pronome, numeral, adjetivo ou locução adjetiva.

    ResponderExcluir
  2. Além de ser conjunção explicativa ou causal, porque também pode ser uma conjunção final, quando equivale a para que:

    Vigiai e orai porque não entreis em tentação. (para que, a fim de que, que)

    ResponderExcluir
  3. Quando se faz referência ao vocábulo em si, não se acentua:

    Não encontrei nenhum porque no livro todo.

    Caso se refira à palavra se, também se escreverá sem acento:

    Não encontrei nenhum se no livro todo.

    ResponderExcluir

Caso tenha alguma pergunta relacionada à Gramática, faça uso desse espaço...